Mordida Cruzada pode provocar danos reversíveis apenas com intervenção cirúrgica

Facilmente identificado, inclusive pelo próprio paciente, problema pode ser corrigido com tratamento ortodôntico dependendo da gravidade do caso

mordida cruzada
Problema bucal de fácil identificação e bastante comum, a Mordida Cruzada é caracterizada por um ou mais dentes da maxila (arcada dentária superior), que não recobrem os dentes da mandíbula (arcada inferior). Seja qual for sua origem – esquelética ou dentária -, a mordida cruzada deve ser tratada o mais precocemente possível para permitir o desenvolvimento correto da oclusão e das bases ósseas dentárias.
De acordo com o Dr.Mario Vitor Andrade, odontologista da Sorridents Clínicas Odontológicas, há diferentes fatores como prováveis causadores do mau posicionamento da arcada dentária ao fecharmos a boca. “Respiração bucal; maus hábitos, como morder a tampa de caneta ou uso de chupetas; perda precoce ou retenção prolongada de dentes decíduos (de leite); migração do germe do dente permanente; restaurações em excesso; anomalias ósseas congênitas; discrepância entre o tamanho do dente e o tamanho do arco; fissuras palatinas e hábitos posturais incorretos podem ser causas da mordida cruzada”, explica o especialista.
O odontologista conta que o próprio paciente pode ficar atento à mordida cruzada e que o problema pode ser identificado a partir dos três anos de idade. A orientação é observar, com o auxílio de um espelho, se os dentes da maxila cobrem totalmente os da mandíbula. Caso isso não ocorra com um ou mais dentes, fica caracterizada a mordida cruzada. Outras formas de detecção são sinais clínicos como ruídos ao abrir e fechar a boca e dificuldade em movimentar a mandíbula para um dos lados, além de traumas ocasionados por desalinhamento dentário, que podem provocar dores, sensibilidade e necessidade de tratamento de canal. Outro sintoma comum é a dor de cabeça freqüente.
O tratamento mais indicado é o ortodôntico, com a utilização de aparelho bucal. De acordo com o especialista, é interessante levar em conta alguns fatores para determinar o período de duração do tratamento, como tipo de mordida cruzada, a gravidade do problema, a cooperação do paciente em utilizar corretamente o aparelho, a resposta biológica do organismo frente à movimentação ortodôntica, entre outros.
Andrade afirma que quando não tratada, a mordida cruzada pode provocar danos irreversíveis à articulação mandibular, o que pode levar à necessidade de cirurgias para reconstrução da mesma. Outras conseqüências importantes para casos em que a mordida não é tratada são os danos à estrutura dental como desgaste e micro-trinca do esmalte; danos às estruturas de suporte dos dentes envolvidos como perda progressiva da gengiva podendo, às vezes, ser irreversível; perda óssea por contato inadequado entre os dentes e até tratamento de canal.

46 comentários sobre “Mordida Cruzada pode provocar danos reversíveis apenas com intervenção cirúrgica

  1. Eu tenho mordida cruzada com desvio, exactamente como na fotografia. Eu uso aparelho expansar palatino, sera o melhor tratamento? a minha dentista diz que nao da para corrigir o desvio, e verdade? obrigado

    • Olá Telma

      O ideal seria você passar por uma avaliação com um dentista, só ele poderá analisar seu caso.
      No site você encontra a lista de endereço das nossas unidades. marque uma avaliação e tire todas essas dúvidas!

      abraços

  2. OI gostei muito site, tenho mordida cruzada mas meu caos agora só resolve com cirurgia poi já tenho 18 anos mas não sei onde consigo vocês podem me dar alguma dica?Obrigada

    • Olá Rayane!

      Que bom que gostou do nosso blog. Sinta-se a vontade para visitar e comentar sempre!
      Quanto ao seu caso, o ideal seria que você passasse pela avaliação de um especialista, no caso o bucomaxilo vai avaliar se a cirurgia será necessária.

      abraços

    • Eu também tenho 18 anos, e tirei o quadrihelice a 1 mês. Nem sempre a idade influênciano meu caso descruzou e foi bem rapido, provavelmente voce tambem vai poder usar. Consulte um bom dentista e depois tire conclusoes.

  3. Olá, gostei bastante do site! Mas tenho uma dúvida. Faço tratmento dentário a um ano e foi identificado desda primeira consulta que eu tenho mordida cruzada, usei um aparelho pra abrir o palato durante uma semana, mas não houve sucesso, o meu dentista disse que para corrigir a mordida cruzada teria que fazer uma cirurgia, continuei o tratamento esquecendo a mordida cruzada. Enfim, queria saber se algum dia eu quiser fazer a cirurgia para tratar a mordida, quanto tempo eu teria que usar o aparelho novamente. Muito Obrigada.

    • Olá Lucimara, tudo bem?

      Que bom que gostou do nosso blog! Seja bem vinda e sinta-se a vontade para comentar sempre que quiser.
      Como sua pergunta é muito técnica, vamos encaminhar para uma pessoa da nossa equipe que podera lhe orientar mais.

      abraços

  4. Olá,
    bom dia, eu tenho essa mordida cruzada.
    bom na minha primeira ida ao dentista a doutora disse que o meu caso não era avançado e tal e que o aparelho poderia corrigir, então resolvi colocá-los, mas até então não sabia o que eu tinha nos dentes, então fui a outro dentista, ai o doutor disse que o meu caso é de cirurgia, porém, ele disse que o aparelho irá corrigir, no entanto a mordida cruzada poderá voltar, dentre outros problemas que tenho devido ao uso de chuepetas durante muito tempo.

    Enfim,
    Eu devo permanecer com o uso dos aparelhos ou recorro à cirurgia?
    E essa cirurgia é muito cara?

    Beiiiijos..

    • Oi Yasmim,

      Nesse caso, você deve comparecer a uma Sorridents mais próxima para uma avaliação, ainda que sem nenhum compromisso. Assim, o seu caso pode ser avaliado por um profissional e você terá um respaldo maior e mais correto.

  5. oi eu tenho mordida cruzada e fui a um dentista fazer uma avaliação foi quando me interessei pelo assunto,mas ele disse que no meu caso só a cirurgia resolve não existe mesmo um aparelho que resolva isso não quero e não posso fazer essa cirurgia gostaria de saber se tem casos que se resolva com tratamento eu tenho 32 anos quero muito arrumar meus dentes.devo ir a outro dentista?

    • Olá Jordana!

      Difícil conseguir opinar nesse caso sem uma avaliação, mas há casos que precisam mesmo de cirurgias. Quanto mais deixamos passar o tempo, mais diícil fica cuidar das inconformidades. Agende uma avaliação, e os nossos profissionais depois de analisar conseguirão te explicar o que realmente será necessário. Temos todas as especialidades em nossas clínicas, você pode visitar qualquer uma de nossas Unidades. Cuide de sua saúde, a mordida cruzada ocasiona outros problemas!

      Boa sorte! ;)

  6. Boa tarde,tenho a mordida errada e a uma semana meus ultimos dentes estão nascendo e estou com dor no maquixilar,a um tempo atrás fui saber o porque da mordida e eles falaram que tenho que operar e isso é muito caro o custo é de 33 mil reais e me falaram que é raro esse caso,se possivel entrar em contado anna.-._@hotmail.com Obrigado!

    • Olá Anna!

      Se você sente dor é muito importante que você procure o quanto antes um profissional. Há casos de cirurgias mais simples, outras mais graves, isso somente o Dentista vai conseguir opinar, mas na Sorridents temos todos as especialidades na clínica, você conseguirá maiores esclarecimentos, agende uma avaliação.

      Boa sorte! ;)

  7. Perdi meus dois ultimos dentes inferiores e os dentes de cima estão muito baixos. Tenho 2 perguntas: 1-Posso arrancar esses que estão baixos e implantar os 4 dentes ou posso corrigir sem arrancá-los?
    2 Passei em um concurso e estou com medo que meu problema dentário me prejudique, me diga será que isso me reprova no exame odontológico?

    • Olá Márcia!

      Gostaria muito de conseguir responder as suas dúvidas, mas sem conhecer o caso é realmente compliacado opinar… Procure um de nossos profissionais em qualquer uma de nossas clínicas e faça uma avaliação, assim ele te explicará tudo o que será necessário para que você fiquei bem e sem preocupações!
      ;)

    • Olá Raimundo,

      Nunca é tarde para cuidar da saúde! Procure um Dentista para uma avaliação mais precisa, mas quanto mais você deixar o tempo passar mais o tratamento pode demorar, então vamos cuidar logo da saúde! ;)

  8. Oi, eu tenho 20 anos e tenho a mordida cruzado (com o queixo um avantajado para frente). O meu dentista disse que meu caso é cirúrgico, já um outro disse que pode ser corrigido com um aparelho juntamente com uma borrachinha. Afinal, existe mesmo aparelho que possa corrigir minha mordida?

    • Olá Weider,

      Você pode fazer uma avaliação sem compromisso em qualquer uma de nossas clínicca, assim o Dentista após uma avaliação poderá responder com precisão que tipo de tratamento você precisa.
      ;)

  9. Ola eu tenho mordida cruzada e vou ter de usar aparelho expansar palatino , a minha mordida é exatamente igual à da fotografia , estou com receio de usar esse tipo de aparelho porque tenho medo que doa . Pode me dizer o que vou sentir ? obrigada

    • Olá Lola,

      Para uma avaliação mais correta você precisa de uma avaliação feita pessoalmente pelo Dentista que avaliará o seu caso.

      Mas sabemos que no começo os aparelhos encomodam um pouco, mas acontece com todos, depois você se adapta! O importante é não deixar de cuidar da saúde! ;)

  10. tenho mordida cruzada, e minha face apresenta um aspecto torto. gostaria de saber se com o tratamento ortodontico haja algum tipo de reversão para isto

    • Olá Lúcio,

      Você pode procurar um de nossos dentistas para uma avaliação mais precisa, ele poderá lhe informar todos os tratamentos disponíveis para o seu caso.
      ;)

  11. Oi, eu tenho mordida cruzada, irei colocar o aparelho nas proximas semanas, mas neste momento me surgiu uma dúvida. Depois do uso do aparelho para mordida cruzada é necessário usar algum outro tipo de aparelho ou isso ocorre só em alguns casos?

  12. Boa noite, meu nome é Iara, tenho 19 anos, já caminhando para os 20. Gostaria muito que me tirassem uma dúvida. Geralmente vou ao dentista fazer limpeza e as quando necessário abturação.. Já tem um tempo q venho observando no espelho que tenho mordida cruzada e com desvio pro lado esquerdo, ainda não fui no dentista, será que vou usar aparelho, ou não? Se for preciso colocar o aparelho, posso fazer toda minha consulta pelo plano de saúde, pq eu tenho!!! Sou de Itaituba no Pará. Obg.

    • Olá Iara,

      Somente um profissional pode avaliar o seu caso após realizar uma avaliação. Você pode ir em uma de nossas Unidades ou ligar no 0800 601 1520 para agendar uma avaliação.
      :)

    • Olá Bruna,

      Somente com uma avaliação profissional você poderá ser orientada sobre o seu caso. Você pode ir em qualquer uma de nossas Unidades e fazer uma avaliação.
      :)

  13. Tenho mordida cruzada, tenho 25 anos, uso aparelho a 3 anos e não vi até hoje a menor diferença, estou sendo enganado quanto à melhor forma de tratar?

    • Olá Daniel. Apenas o dentista após uma avaliação poderá dizer a melhor forma de tratamento. Mas se após 3 anos, você não está satisfeito com o seu tratamento, tenha uma conversa franca com o seu dentista. ;)

    • Olá Pablo. Apenas o dentista após uma avaliação poderá te dizer o que está acontecendo. Você pode entrar em contato pelo 0800 601 1520 e marcar uma avaliação em uma Clínica Sorridents perto da sua casa. ;)

    • Olá Vitor, para fazer um diagnóstico é necessário passar por uma avaliação com o dentista. Você pode agendar uma avaliação sem custo em uma de nossas Unidades é só ligar no 0800 601 1520 e agendar uma visita! ;)

  14. Olá, eu tenho mordia cruzada e uso aparelhos (iniciei com o móvel e depois o fixo) desde os 8 anos de idade. Pois bem, já tenho 20 anos. Quando eu fiz 14 anos e percebi que meu problema não resolvia, troquei de dentista e voltei a colocar aparelho fixo aos 16 anos (ou 17) e que uso até hoje. Não vejo resultado algum, porém minha dentista diz que o processo é devagar e que não posso ter pressa. Ainda não uso ligas, mas usarei. Eu acho pouco provável que um aparelho resolva meu caso, já que minha arcada dentária inferior está frente à arcada dentária superior e eu já tenho 20 anos… Não sou “velha”, porém minha dentição está formada.
    Eu já conversei com meus pais sobre o assunto, mas já vimos uma cirurgia pra essa correção e ficamos um pouco assustados, e não queremos tomar essa medida se não for necessária. Já conversei com minha dentista, mas parece em vão. Ela diz que o aparelho resolve.
    Desculpe esse texto, mas esse assunto me incomoda muito, pois tenho medo de chegar aos meus 30 anos com esse problema nas costas!!! Você acha mesmo que um aparelho possa resolver aos meus 20 anos ou eu devo procurar outro dentista?? Onde moro não tem recursos para uma cirurgia, pois sou do interior. Talvez seja por isso que a maioria nem pense em cirurgias por aqui, acham que tudo se resolve com aparelhos. Mas tenho medo, pois as vezes penso que estou perdendo muito tempo.
    Obrigada

    • Olá Laura, apenas após uma avaliação clínica é possivel diagnosticar o tratamento correto. Se você está insatisfeita, é válido procurar por uma segunda opnião antes de abandonar o tratamento. Você pode marcar uma avaliação gratuita em uma Unidade Sorridents perto de você, que atente todos as especialidades. Com isso o dentista pode indicar o melhor tratamento. Agende uma avaliação gratuita pelo 0800 601 1520. ;)

    • Olá, apenas o dentista após uma avaliação clínica pode determinar se você tem mordida cruzada. Porém você pode ficar atento. A orientação é observar, com o auxílio de um espelho, se os dentes da maxilar cobrem totalmente os da mandíbula. Caso isso não ocorra com um ou mais dentes, fica caracterizada a mordida cruzada. Agende uma avaliação gratuita na Unidade Sorridents mais próxima da sua casa pelo 0800 601 1520. ;)

  15. Boa noite! Minha esposa está passando por sérios problemas com seus dentes. Ela tem a mordida cruzada e isso nunca a incomodou, até há mais ou menos 02 anos, quando iniciou um tratamento para colocar implantes. Ocorre que a dentista colocou os implantes, porém, ajustou alguns dentes para corrigir a mordida. Agora, após as várias idas e vindas da dentista, ela está sentindo uma dor enorme no pescoço e nas costas, que só amenizam com relaxantes musculares. Ela não consegue fazer mais nada porque a dor nas costas é muito grande. Neste caso, qual profissional devemos procurar. Grato. Roberto.

    • Olá Roberto, estes sintomas podem não estar necessariamente ligados ao implante. Porém, é necessário passar por uma avaliação clinica com um dentista, para descartar esta hipótese. ;)

    • Olá Kevin, apenas após uma avaliação clínica com o dentista é possível diagnosticar o tratamento correto. Você podia para o seu responsável marcar uma avaliação gratuita em uma Unidade Sorridents perto de você, que atente todas as especialidades. Com isso o dentista pode indicar o melhor tratamento. Agende uma avaliação gratuita pelo 0800 601 1520. ;)

  16. muito bom o site , tenho problemas com mordida cruzada e ja tenho 34 anos infelismente so agora posso me tratar , tenho um preza para dentro será que com aparelho ela voltará ao normal?

    • Olá Vanessa, o diagnóstico apenas deve ser feito após uma avaliação com o dentista. Você pode agendar uma avaliação gratuita na Sorridents mais próxima de você pelo 0800 601 1520.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s